Rodrigo Doré Brzezinski - Doctoralia.com.br Doutor Rodrigo Imagem

Agende sua consulta 3353-4433 / 3253-2370

Análise da composição corporal

Bioimpedância

Análise da composição corporal 01

O exame de BIOIMPEDÂNCIA, associado a sua correta interpretação, consegue de forma fidedigna avaliar a composição corporal e suas repercussões metabólicas.

Costumo dizer que o exame de BIOIMPEDÂNCIA está para o endocrinologista, como o eletrocardiograma está para o cardiologista.

A partir dele temos dados importantes de avaliação e acompanhamento, tornando o tratamento de emagrecimento ou ganho de massa muscular, muito mais eficaz, específico e personalizado. Dessa forma acompanhamos as mudanças da composição corporal (relação tecido gorduroso e massa magra), durante o tratamento.

Muitos pacientes afirmam ter o "metabolismo lento". Esse questionamento é feito com frequência durante as consultas médicas.

Pelo exame de BIOIMPEDÂNCIA, é possível determinar esse "metabolismo", chamado por nós de Taxa Metabólica Basal - TMB.

Sua Taxa Metabólica Basal - TMB corresponde à quantidade mínima de calorias por dia que seu organismo consome para manter suas funções vitais em repouso, como: respiração, batimentos cardíacos e digestão dos alimentos. Este valor não inclui o gasto calórico com atividade física.

A Taxa Metabólica Basal - TMB está diretamente ligada à massa magra, ou seja, quanto maior for à massa magra (musculatura), maior será o valor da taxa metabólica basal e consequentemente mais calorias pode-se ingerir por dia sem correr o risco de engordar.

A porcentagem de tecido magro inclui músculos, ossos, órgãos e gorduras essenciais.

Como o exame é feito?

Análise da composição corporal 02Análise da composição corporal 03

São colocados eletrodos (adesivos) na mão e pé direitos. O aparelho de BIOIMPEDÂNCIA é ajustado para suas características individuais, como peso, altura, sexo, idade, etnia e nível de atividade física. É emitida uma corrente elétrica de baixa voltagem, que passa pelo corpo todo. Essa corrente é imperceptível para nós.

A massa magra é composta em sua maioria por água e minerais, apresentando menos resistência elétrica, quando comparada ao tecido gorduroso. Dessa forma, obtemos a sua composição corporal. (relação massa magra x massa gorda).

O exame nos mostra também, quanto de gordura em sua composição corporal deve ser reduzida, qual o ideal para você, quantas calorias o seu metabolismo é capaz de gerar em 24 horas. Todos esses dados são analisados para a elaboração de um tratamento personalizado.

Para realização do exame é necessário:

Existe uma grande diferença entre PERDER PESO e DESNUTRIR.

Emagrecer, a qualquer custo, nunca foi eficaz e nunca será.

Todo emagrecimento deve ser focado na redução do percentual de gordura, preservando ao máximo o tecido muscular, principalmente nas mulheres, pois apresentam maior dificuldade, justamente por terem em média 20% a menos de massa magra que os homens.

O exame também é essencial para os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (cirurgia de redução de estômago), devendo ser feito antes e nos meses seguintes a cirurgia, pois a intensa perda de massa magra, ainda que ocorra na maioria dos casos, pode ser atenuada.

Realizamos em nossa própria clínica o exame de BIOIMPEDÂNCIA, podendo ser agendado pelo telefone 3353-4433/3253-2370.