Análise da composição corporal
Bioimpedância
O exame de BIOIMPEDÂNCIA, associado a sua correta interpretação, consegue de forma fidedigna avaliar a composição corporal e suas repercussões metabólicas.
Costumo dizer que o exame de BIOIMPEDÂNCIA está para o endocrinologista, como o eletrocardiograma está para o cardiologista.
A partir dele temos dados importantes de avaliação e acompanhamento, tornando o tratamento de emagrecimento ou ganho de massa muscular, muito mais eficaz, específico e personalizado. Dessa forma acompanhamos as mudanças da composição corporal (relação tecido gorduroso e massa magra), durante o tratamento.
Muitos pacientes afirmam ter o "metabolismo lento". Esse questionamento é feito com frequência durante as consultas médicas.
Pelo exame de BIOIMPEDÂNCIA, é possível determinar esse "metabolismo", chamado por nós de Taxa Metabólica Basal - TMB.
Sua Taxa Metabólica Basal - TMB corresponde à quantidade mínima de calorias por dia que seu organismo consome para manter suas funções vitais em repouso, como: respiração, batimentos cardíacos e digestão dos alimentos. Este valor não inclui o gasto calórico com atividade física.
A Taxa Metabólica Basal - TMB está diretamente ligada à massa magra, ou seja, quanto maior for à massa magra (musculatura), maior será o valor da taxa metabólica basal e consequentemente mais calorias pode-se ingerir por dia sem correr o risco de engordar.
A porcentagem de tecido magro inclui músculos, ossos, órgãos e gorduras essenciais.
Como o exame é feito?
São colocados eletrodos (adesivos) na mão e pé direitos. O aparelho de BIOIMPEDÂNCIA é ajustado para suas características individuais, como peso, altura, sexo, idade, etnia e nível de atividade física. É emitida uma corrente elétrica de baixa voltagem, que passa pelo corpo todo. Essa corrente é imperceptível para nós.
A massa magra é composta em sua maioria por água e minerais, apresentando menos resistência elétrica, quando comparada ao tecido gorduroso. Dessa forma, obtemos a sua composição corporal. (relação massa magra x massa gorda).
O exame nos mostra também, quanto de gordura em sua composição corporal deve ser reduzida, qual o ideal para você, quantas calorias o seu metabolismo é capaz de gerar em 24 horas. Todos esses dados são analisados para a elaboração de um tratamento personalizado.
Para realização do exame é necessário:
- - Evitar refeições grandes 4 horas antes do exame;
- - Não realizar atividade física ou sauna no dia do exame;
- - Não consumir bebidas alcóolicas e cafeína (café, chá e energéticos) 4 horas antes do exame;
- - Não fumar 1 hora antes do exame;
- - Suspender medicamentos diuréticos 24 horas antes do exame (perguntar para seu médico);
- - Todos os acessórios de metal (brincos, pulseira e cinto) devem ser retirados.
- - Mulheres devem evitar realizar o exame no período pré-menstrual.
Existe uma grande diferença entre PERDER PESO e DESNUTRIR.
Emagrecer, a qualquer custo, nunca foi eficaz e nunca será.
Todo emagrecimento deve ser focado na redução do percentual de gordura, preservando ao máximo o tecido muscular, principalmente nas mulheres, pois apresentam maior dificuldade, justamente por terem em média 20% a menos de massa magra que os homens.
O exame também é essencial para os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (cirurgia de redução de estômago), devendo ser feito antes e nos meses seguintes a cirurgia, pois a intensa perda de massa magra, ainda que ocorra na maioria dos casos, pode ser atenuada.
Realizamos em nossa própria clínica o exame de BIOIMPEDÂNCIA, podendo ser agendado pelo telefone 3353-4433/3253-2370.