Áreas de Atuação
-
Andropausa e Impotência Sexual: Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.
-
Baixo Peso (Magreza): Muitas pessoas não ganham peso ainda que façam de tudo para isso. É comum serem chamadas de "magrelos" durante toda a vida. Cerca de 10% da população é composta de pessoas com magreza constitucional. O endocrinologista pode, com um programa bem elaborado, proporcionar melhora do padrão corporal com o ganho de massa muscular.
-
Colesterol e Triglicerídeos: A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.
-
Diabetes: Se você tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista; você pode desenvolver diabetes. Se você bebe muita água, urina muito e perde peso pode estar diabético.
-
Doenças da Glândula Supra-Renal: Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
-
Doenças da Hipófise: Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.
-
Obesidade: A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como doenças cardiovasculares (infarto e derrame), desordens metabólicas (diabetes, dislipidemia, hiperuricemia), lesões ortopédicas (coluna, joelho e tornozelos) e também risco elevado para alguns tipos de câncer (intestino, mama, útero, esôfago).
-
Osteoporose: Trata-se de uma doença relacionada ao metabolismo ósseo. Dores nos ossos e fraturas frequentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.
-
Síndrome Metabólica: Doenças frequentes como hipertensão, alterações na glicose e no colesterol estão em sua maioria associada à obesidade. Essas condições apresentadas de forma conjunta acarretam o que se chama de resistência insulínica, fator altamente relacionado a doença cardiovascular. Uma pessoa com síndrome metabólica tem um risco cardiovascular três vezes maior. O endocrinologista é capaz de diagnosticar essa síndrome e trata-la da forma mais correta.
-
Tireoide: Nódulos ou aumento de volume do pescoço, nervosismo, insônia e alterações no ritmo intestinal, coração acelerado, perda ou ganho de peso, excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.