Novo Medicamento Para Tratamento Do Sobrepeso E Obesidade Após 18 Anos
Tive a honra de participar no mês de julho/16, juntamente com outros 200 endocrinologistas do Brasil, de um importante momento para a endocrinologia brasileira - o lançamento nacional do Liraglutida - Saxenda®.
Essa substância já existia no mercado nacional com nome comercial de Victoza®, mas era indicado somente para tratamento do diabetes.
Nos últimos anos, após estudos demonstrarem perda de peso, passou a ser usado também para tratamento do sobrepeso e obesidade, de forma off-label (usado para uma finalidade ainda que essa indicação não esteja descrita em bula), até que novos estudos concluíram sua importante opção no tratamento do excesso de peso.
Trata-se de uma nova medicação após 18 anos sem inovações nessa área.
Os estudos randomizados (maior nível de evidência) mostraram boas respostas em 81% dos casos de sobrepeso e obesidade, com perda média de 12% do peso inicial, e mais importante, de forma sustentada e com pouquíssimos efeitos colaterais.
A obesidade é uma doença genética, multifatorial, e de forte influência ambiental, com altos índices de mortalidade ao avançar da idade.Seu tratamento exige ética e responsabilidade de um profissional comprometido e um paciente determinado a mudanças comportamentais, que devem ser seguidas durante toda a vida.
Abaixo cito as medicações, com indicação em bula para perda de peso, já lançadas no Brasil. Pude acompanhar de perto o lançamento da maioria e tive experiência clínica com todas elas:
- 1 – FEMPROPOREX, ANFEPRAMONA e MAZINDOL - anfetaminas (Desobesi®, Dualid® e Fagolipo®), década de 50 - retirado do Brasil em 2010.
- 2 - ORLISTAT (Xenical®), em 1998.
- 3 - SIBUTRAMINA (Reductil®), em 1999.
- 4 - RIMONABANTO (Acomplia®) em 2006, retirado do Brasil em 2008.
- 5 - LIRAGLUTIDA (Saxenda®), em julho/2016.*
*experiência clínica com Victoza® em doses até 1.8 mg.
Por: Dr. Rodrigo Doré Brzezinski
Voltar