Rodrigo Doré Brzezinski - Doctoralia.com.br Doutor Rodrigo Imagem

Ligue 3353-4433 para outros horários disponíveis

VITAMINA D E DIABETES GESTACIONAL

Nos últimos anos, muitas pesquisas têm sido realizadas tendo a VITAMINA D como protagonista. Já é sabido que a VITAMINA D aumenta a absorção intestinal de cálcio, tornando mais efetivo o seu uso e prevenindo doenças osteo-metabólicas, como raquitismo e osteoporose. O que novas pesquisas estão mostrando é que cada vez mais muitas doenças parecem se associar com a falta de VITAMINA D.

Um novo estudo randomizado concluiu sua importância na prevenção do Diabetes Gestacional. Antes de descrever esse estudo, esclareço que ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS, são estudos de maior nível de evidência, sendo fundamentais na determinação de causa e efeito de determinada conduta. Chamamos estes estudos de nível máximo de evidência, ficando atrás apenas de meta-análises (compilação de vários estudos randomizados sobre a mesma matéria).

Um estudo iraniano avaliou o efeito da suplementação com 50.000 UI de vitamina D a cada duas semanas na incidência de diabetes gestacional (DMG), hipertensão arterial gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro, status de vitamina D e desfechos neonatais em comparação com a suplementação de 400 UI diariamente (dose atualmente recomendada de manutenção).

Foram envolvidas no estudo 500 mulheres com idade gestacional entre 12 e 16 semanas, que apresentavam níveis séricos de 25(OH)D inferiores a 30 ng/dl, as quais foram randomizadas (divididas) em 2 grupos para receberem suplementação de vitamina D até o parto;

- GRUPO A: 400 UI de vitamina D diariamente

- GRUPO B: 50.000 UI de vitamina D a cada 2 semanas

Os autores não observaram diferença na incidência de pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, parto prematuro e baixo peso ao nascer entre os dois grupos.

A dosagem sérica de 25(OH) vitamina D no sangue do cordão umbilical foi significativamente maior no GRUPO B (37,9±18 versus 29,7±19 ng/dl).

Após análise dos dados, os autores concluíram que a reposição com 50.000 UI de vitamina D a cada 2 semanas leva a redução de DMG

Não podemos analisar apenas 1 estudo para tirar essas conclusões, mas acredito que outros estudos confirmem esta relação.

Fonte: Mojibian M, et al. The effects of vitamin D supplementation on maternal and neonatal outcome: a randomized clinical trial. Iran J Reprod Med. 2015 Nov;13(11):687-96

Voltar