Rodrigo Doré Brzezinski - Doctoralia.com.br Doutor Rodrigo Imagem

Ligue 3353-4433 para outros horários disponíveis

CALORIAS SÃO CALORIAS, E PONTO! Parte 2

No artigo anterior eu abordei de forma prática a Primeira Lei da Termodinâmica – chamada de Princípio da Conservação de Energia:

“Um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la ao meio onde se encontra”.

Partindo desse conceito, o que quis dizer no texto anterior é que sempre que consumimos mais calorias do que gastamos, ocorrerá acumulo de energia (depósitos de gordura). Isso é fato. É imutável.

Mas existe um porém. Nosso corpo não utiliza as calorias da mesma forma. Calorias de carboidratos (1g=4 kcal), proteínas (1g=4 kcal) e gordura (1g=9 kcal), são usadas de formas diferentes pelo corpo. Isso é fundamental para se entender o nosso metabolismo.

Nosso corpo utiliza como fonte primária de energia, a glicose. Sem ela nosso cérebro e demais órgãos não funcionam bem. Mas, como sempre digo, nosso sistema regulador é tão evoluído que é capaz de produzir glicose, mesmo na ausência de carboidratos. Isso nos fez sobreviver em situações extremas. Por 10 milhões de anos vivíamos da caça e da coleta de frutos silvestres, sementes e raízes. Nessa época o consumo de carboidratos era baixíssimo.

O homem sempre foi carnívoro, por isso temos caninos tão afiados e uma mandíbula potente. Nosso corpo responde melhor tendo a metabolização das gorduras como fonte primária de energia. Isso nos garantiu sobreviver, enquanto outras espécies fracassaram. Nossos genes foram sendo transmitidos de geração a geração.

Dito isso, as calorias provindas de fontes diferentes são utilizadas de formas diferentes. Calorias são calorias! Não se nega a Primeira Lei da Termodinâmica. Mas as calorias dos carboidratos são usadas para a formação do nosso estoque hepático e muscular (glicogênio).O excedente vira gordura. É o que ocorre hoje, com o alto consumo de amidos e açúcares. A gordura, por sua vez é fonte energética, reveste a membrana dos neurônios, é precursora na formação dos hormônios (colesterol), meio de absorção de vitaminas (A, D, E, K), entre outras funções.

Gordura gera energia. O colesterol ingerido não tem relação com o colesterol produzido. Sim, o fígado produz 80% do nosso colesterol, mesmo que se tenha uma dieta vegetariana.

Por isso, nada melhor que reduzir carboidratos na dieta. Manter um consumo adequado de proteínas, mas principalmente subir o consumo de gorduras boas. Na ausência do carboidrato é fundamental alimentar nosso sistema com gordura. Ela será oxidada, assim como os depósitos corporais, resultando em um corpo mais delineado e com mais energia, como nossos ancestrais.

Por: Dr. Rodrigo Doré Brzezinski

Voltar