NOVA MEDICAÇÃO PARA PERDA DE PESO
Após 13 anos sem uma nova opção farmacológica para tratamento da obesidade, os EUA através do seu órgão regulador - FDA - libera o BELVIQ.
Uma nova droga para tratamento contra a obesidade acaba de ser aprovada pela FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA. Trata-se da locarserina, comercializada como Belviq. Nos últimos 13 anos, é a primeira vez que um medicamento antiobesidade é liberado nos Estados Unidos para o público, apesar de 60% da população adulta estarem com peso elevado.
A FDA autorizou o comércio do BELVIQ para adultos acima do peso (Índice de Massa Corporal de 27 ou mais) e obesos (IMC de 30 ou mais) que tenham pelo menos uma complicação, como diabetes, pressão alta ou níveis altos de colesterol. O fármaco é indicado como auxiliar a uma dieta de baixas calorias e exercícios físicos regulares.
Mesmo com a boa notícia de uma nova medicação para tratamento de uma doença tão complexa como a obesidade, ainda estamos longe de resultados realmente impactantes.
A locarserina - BELVIQ - atua em receptores cerebrais já atingidos por outras drogas, não apresentando nenhum mecanismo de ação diferenciado. Ainda que seus estudos comprovaram uma modesta perda de peso em 1 ano, algo em torno de 3%, particularmente acredito que assim como outras drogas já existentes, existirão pessoas que serão altamente responsivas a essa nova medicação, enquanto outros não responderão tão bem.
Desde o Orlistat - XENICAL - em 1999, não tínhamos um novo medicamento para obesidade. É importante citar que em 2006 a SanofiAventis lançou o rimonabanto - ACOMPLIA - sendo retirado do mercado em poucos meses devido aos efeitos colaterais.
A obesidade é uma doença complexa, de difícil tratamento, com tendência genética mas só manifestada pela influência ambiental. Acreditar que existirá uma medicação capaz de mudar hábitos e comportamento alimentare é uma forma mascarada de enfrentar o problema.
As medicações antiobesidade ajudam em muitos casos, sendo importantes para o tratamento quando bem indicada.
Dieta e atividade física regular, exatamente nessa ordem, ainda são os pilares do emagrecimento sustentado.
Se sua meta é emagrecer, comece da forma certa, procurando um endocrinologista.
Voltar